Bolsa de Projectos


Programa Greenlight


O que é o Programa GreenLight?

O Programa GreenLight é um programa de carácter voluntário, no qual as empresas e organizações, públicas e privadas, se comprometem a melhorar a iluminação nos seus espaços sempre que, e onde quer que, a economia energética justifique o investimento, e a instalar os melhores sistemas de iluminação eficiente nos edifícios.

O Programa GreenLight para Associados foi criado para ajudar a Comissão Europeia e os Promotores Nacionais do GreenLight (p. ex. as agências nacionais de energia) a disseminar, junto de potenciais participantes, o Programa GreenLight e para apoiar os participantes já registados no seu esforço de reduzir o consumo de energia destinada à iluminação.

Apesar de não obrigar a um vínculo legal, a participação no Programa para Associados requer o compromisso aos objectivos do Programa GreenLight. O processo de adesão passa por um Registo em que a empresa em causa se compromete a cumprir os requisitos do Programa GreenLight para Associados. Os Associados podem utilizar o logotipo GreenLight e as suas actividades e produtos relevantes podem ser incluídas no material promocional e de apoio técnico, tal como, numa base de dados de equipamentos, etc.

A adesão da AGENEAL ao Programa GreenLight foi concretizada a 12 de Abril de 2005, e desde essa altura foi concedido à AGENEAL o título de “Associado GreenLight”.

A AGENEAL, na qualidade de “Associado GreenLight”, compromete-se, por exemplo, a:

  • Promover o Programa GreenLight e os seus objectivos. Concretamente, a AGENEAL deve ajudar a Comissão ou os seus representantes designados para o Programa (por ex. Agências Nacionais de Energia) na promoção do Programa GreenLight e das soluções de iluminação eficiente junto dos potenciais participantes;
  • Elucidar os seus associados ou outras entidades dos benefícios das economias de energia na iluminação e do Programa GreenLight;
  • Criar um plano específico de como promover o Programa GreenLight;
  • Cumprir os regulamentos locais, nacionais e comunitários para qualquer acção ou projecto realizado no âmbito do Programa para Associados.

Objectivos e Âmbito do Programa GreenLight

Aumentar a introdução de iluminação eficiente em edifícios públicos e de serviços e espaços exteriores constitui um esforço importante para alcançar o objectivo comunitário de redução das emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, contribuir para reduzir a dependência das importações energéticas, para a criação de oportunidades de negócios para a industria da União Europeia e, para a melhoria das condições de trabalhos.

A estratégia global estabelecida no Plano de Acção para a Eficiência Energética inclui o Programa GreenLight, concebido para facilitar a introdução de iluminação eficiente no sector terciário. A necessidade de aumentar o investimento privado em iluminação eficiente será estimulada através de actividades de carácter público, focando os programas de apoio existentes nos objectivos do Programa GreenLight e aumentado a consciencialização da opinião pública.

Para mais informações visitar http://www.eu-greenlight.org/