Bolsa de Projectos


Projectos Europeus


SmartMove, Increasing peoples' awareness and use of public transport through active mobility consultancy with focus on feeder systems

O projecto europeu SmartMove, Increasing peoples' awareness and use of public transport through active mobility consultancy with focus on feeder systems (Sensibilizar os cidadãos e aumentar a utilização dos Transportes Públicos através de aconselhamento activo em mobilidade com incidência em sistemas de rebatimento), de que a AGENEAL é parceira, foi aprovado pelo Programa Energia Inteligente para a Europa, EIE, da Comissão Europeia, em Julho de 2013. O SmartMove terá a duração de 30 meses, terminando em Junho de 2016, e está a ser desenvolvido por um consórcio de 11 entidades coordenado pela Universidade de Viena, da Áustria.

Com o desenvolvimento do projecto SmartMove pretende-se aplicar e testar metodologias AMC (Active Mobility Consultancy – consultadoria activa em mobilidade) ao desenvolvimento de campanhas específicas em oito áreas geográficas representadas por parceiros do projecto, com base nas campanhas desenvolvidas e testadas pelo parceiro coordenador na Áustria, mas também noutras experiências bem-sucedidas, desenvolvidas com metodologias semelhantes. O objectivo deste projecto consiste em atrair mais utilizadores para o sistema de transportes públicos de Almada, reduzindo o congestionamento, o consumo de energia e as emissões de CO2.

Mais informações em www.smartmove-project.eu/

DOROTHY, Development of regional clusters for research and implementation of environmental friendly urban logistics

O projeto europeu DOROTHY, Development Of RegiOnal clusTers for researcH and implementation of environmental friendlY urban logistics (Desenvolvimento de Clusters Regionais para a Investigação e Implementação de Sistemas de Logística Urbana Amigas do Ambiente), co-financiado pelo 7º Programa Quadro, da Comissão Europeia, e do qual a AGENEAL é parceiro, teve inicio em 1 de Julho de 2013 e tem uma duração de 36 meses, terminando portanto em 30 de Junho de 2016. O projecto europeu DOROTHY, está a ser desenvolvido por um consórcio de 25 entidades, agregados em 4 grupos geográficos: Toscânia, Lisboa e Vale do Tejo (LVT), Comunidade Valenciana e Região da Oltênia. A coordenação do projeto está a cargo de uma instituição italiana denominada Fundação para a Investigação e a Inovação, sedeada em Florença.

No âmbito do projeto DOROTHY irão ser criados e/ou desenvolvidos quatro clusters de logística, um em cada região. A AGENEAL irá colaborar no desenvolvimento do primeiro cluster nacional de logística, referente à região de Lisboa e Vale do Tejo. Para além da criação dos clusters, o projeto visa traçar um quadro da investigação em logística em cada uma das quatro regiões, e desenvolver Planos de Ação Conjunta (Joint Action Plans) para a investigação e Inovação para as quatro regiões.

Mais informações em www.clusterdorothy.com

ADDED VALUE, Information and Awareness Campaigns to Enhance the Effectiveness of Investments and Infrastructure Measures for Energy-Efficient Urban Transport

O projecto ADDED VALUE é coordenado pela AGENEAL e envolve um total de 13 parceiros, que representam municípios ou agências de energia de 11 países europeus. O projecto iniciou-se formalmente em 1 de Novembro de 2007 e tem uma duração de 3 anos. Tem como objectivo valorizar as infra-estruturas para o transporte urbano sustentável (modos suaves ou transporte colectivo), de forma a maximizar os benefícios decorrentes da sua utilização. Pretende-se, assim, contribuir para rentabilizar os elevados investimentos efectuados na sua construção.

Em Almada, a AGENEAL assegurou a concepção e o desenvolvimento de alguns materiais promocionais do MST e dos transportes públicos de Almada, designadamente o Guia dos Transportes Públicos de Almada. Foram ainda produzidos outros suportes de comunicação integrados na campanha de promoção do MST desenvolvida pela CMA e materiais de sensibilização criados pelos alunos das turmas que participaram na Agenda 21 da Criança.

Mais informações em www.eu-added-value.eu

RELACS, REnewable energies for tourist ACcommodation BuildingS

O projecto RELACS é coordenado pela Agência de Energia de Modena, AESS. O Município de Modena foi parceiro do Município de Almada na candidatura ao programa SAVE que apoiou a criação da AGENEAL e da AESS.

O objectivo deste projecto é envolver e motivar um número significativo de unidades turísticas na Europa (5 por parceiro, para um total de cerca de 50 unidades participantes) – Hotéis, Residenciais, Parques de Campismo, Pousadas da Juventude, etc. – e implementar a nível do edificado e áreas circundantes medidas de eficiência energética e de utilização de fontes de energia renováveis.

Para a concretização deste projecto a nível local, foram identificadas um conjunto de entidades, que a AGENEAL irá procurar envolver, designadamente as unidades hoteleiras de Almada, a Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Almada, a Região de Turismo: da Costa Azul, a Agência Nova Almada Velha, entre outras.

O início do projecto teve lugar em Junho de 2010 e a duração prevista é de 30 meses.

SEGMENT, SEGmented Marketing for ENergy efficient Transport

O projecto SEGMENT tem como objectivo testar a utilização técnica de segmentação de mercado para persuadir as pessoas a alterarem o seu comportamento face aos transportes e adoptarem formas mais eficientes de deslocação. Com este projecto pretende-se criar um modelo de segmentação do mercado que defina diversos públicos-alvo. Para cada um destes segmentos serão identificadas as melhores técnicas de indução de novas condutas de mobilidade, as quais serão o objecto central das campanhas de promoção a desenvolver no seio do projecto. Esta metodologia será testada em 7 Cidades Europeias (Almada, Atenas, Gdynia, Houslow, Munique, Sófia e Utrecht) e posteriormente disseminada pelo resto da Europa.

Em Almada, a aplicação da metodologia desenvolvida no SEGMENT incidirá maioritariamente nas crianças em idade escolar e nos estudantes universitários. A AGENEAL contará para isso com a colaboração da Câmara Municipal de Almada, dos associados operadores de transporte público e do associado FCT/UNL.

O SEGMENT é um projecto co-financiado pelo Programa Energia Inteligente para a Europa, EIE, da DG-TREN da Comissão Europeia. O projecto é coordenado pelo London Borough of Hounslow, do Reino Unido, tem um consórcio formado por 9 parceiros e terá a duração de 3 anos. Sendo que, o seu início teve lugar no 2º semestre de 2010.

Mais informações em http://www.segmentproject.eu/

Best ENERGY, Built Environment Sustainability and Technology in Energy

O Projecto BEST Energy – Tecnologia e Sustentabilidade Energética no Ambiente Construído (Built Environment Sustainability and Technology in Energy) tem como objectivo melhorar a eficiência energética em edifícios públicos e na iluminação pública, através da utilização de sistemas de gestão e da monitorização do consumo e produção de energia. Para o efeito, propõe-se disponibilizar aos decisores as ferramentas necessárias para planear medidas de poupança energética. Um dos principais objectivos do projecto é avaliar não só as poupanças induzidas pelas tecnologias (por exemplo reguladores de fluxo) mas também a poupança adicional pelo facto de se instalarem sistemas de monitorização em tempo real, que permitem melhor gestão do sistema.

Cada cidade parceira irá implementar um projecto-piloto com os seguintes objectivos: utilização de ferramentas inteligentes de monitorização em tempo real; demonstração da sustentabilidade do sistema através da recuperação do investimento nas poupanças energéticas; promoção do uso de energias renováveis, nomeadamente através do recurso a painéis fotovoltaicos, bem como disseminação para replicação de soluções e sensibilização de cidadãos. Na cidade de Almada será instalada uma zona de regulação de fluxo luminoso da Iluminação Pública utilizando as tecnologias de informação como forma de melhorar o desempenho do sistema e optimizar a sua gestão.

Este projecto teve o seu início em Fevereiro de 2009 e terá uma duração de 39 meses e é cofinanciado pela Comissão Europeia através do programa ICT-PSP ( Information and Communications Technologies - Policy Support Programme).

Mais informações em www.bestenergyproject.eu

EYEManager Championship, European Young Energy Manager Championship

O EYEManager é um projecto Europeu suportado pelo Programa Energia Inteligente para a Europa, EIE, da DG-TREN da Comissão Europeia. Estão envolvidos 16 parceiros, na sua maioria agências locais ou regionais de energia e escolas, de 9 países europeus. A AGENEAL assegura a representação do único município português envolvido neste projecto que se iniciou em Setembro de 2008 e será concluído em Fevereiro de 2011.

A ideia base do EYEManager é levar a cabo, a partir de Dezembro de 2009, um concurso internacional, envolvendo 6 equipas constituídas por alunos dos vários países europeus envolvidos no projecto. No decurso desta competição as equipas são confrontadas com a problemática da gestão de energia nos locais onde passam a maior parte do seu dia, ou seja, na escola e em casa.

O início oficial da competição foi precedido, entre Setembro e Novembro de 2009, por sessões informativas dirigidas aos alunos, com o objectivo de melhorar os seus conhecimentos sobre a temática da gestão de energia, em casa e na escola e transmitir a informação que tornará viável a sua participação no concurso internacional.

Um dos requisitos do projecto consistiu na selecção de uma escola, dentro da região ou município de cada parceiro, que assegurasse a participação de uma turma na competição internacional, tendo em vista a eleição da melhor equipa de “Jovens Europeus Gestores de Energia”. A equipa vencedora será aquela que obtiver as poupanças mais significativas, em termos da factura energética dos edifícios estudados. Sendo que, a cada equipa caberá a tarefa de analisar 6 casos de estudo (3 escolas e 3 habitações).

Na fase final do EYEManager, a escola envolvida na competição, em cada um dos países participantes, terá a seu cargo a disseminação do projecto junto de uma outra escola da comunidade educativa local. Em concreto, os professores e alunos vão transmitir os conhecimentos adquiridos no âmbito do EYEManager, respectivamente, aos seus colegas professores, aos encarregados de educação e aos alunos da referida escola.

Em Almada, as duas escolas envolvidas no projecto EYEManager são a Escola Secundária Emídio Navarro, que participa na competição internacional com a turma do 9º D e o Externato Frei Luis de Sousa, que irá colaborar enquanto escola receptora. Os alunos directamente envolvidos no Campeonato EYEManager estão a desenvolver este trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto e contam com o apoio directo da professora responsável por esta área curricular.

Para mais informações consultar http://www.eyemanager.eu/

COMPETENCE, Strengthening the knowledge of local management agencies in the transport field

O projecto COMPETENCE foi co-financiado pelo programa Energia Inteligente para a Europa, vertente STEER, da Comissão Europeia. Este projecto foi liderado pelo FGM-AMOR (www.fgm.at), da Áustria, e teve como parceiros 20 agências de energia locais de diferentes países europeus. A AGENEAL foi o parceiro português e, para além do desenvolvimento do projecto em Portugal, ficou responsável pelo apoio ao coordenador na gestão global do projecto.

O projecto COMPETENCE visava aumentar as competências das agências de energia locais no domínio dos transportes e, assim, capacitá-las para o desenvolvimento de acções neste sector. A tarefa da AGENEAL consistiu em transmitir às agências de energia portuguesas, os principais ensinamentos recolhidos durante as três sessões de formação realizadas no âmbito deste projecto e reservadas aos parceiros. A terceira e última sessão de formação teve lugar em Almada, em Outubro de 2006.

Este projecto teve início em Janeiro de 2005 e uma duração de 32 meses.

Mais informações em www.transportlearning.net

BELIEF, Building in Europe Local Intelligent Energy Forums

Este projecto foi liderado pela Associação Europeia Energie-Cités, da qual o Município de Almada é associado, e contou com a participação de 20 cidades de 11 países europeus.

O projecto Belief teve como objectivo a criação de fóruns locais para debater as questões energéticas e ambientais em cada uma das cidades que integraram o projecto.

No âmbito do BELIEF foi desenvolvido um Plano de Acção Local para a Eficiência Energética, definido a partir da ELAC, Estratégia Local para as Alterações Climáticas do Município de Almada. No seio dos associados da AGENEAL foi estabelecido um fórum de debate, para dar apoio à elaboração deste documento e partilhar experiências e boas práticas no domínio da eficiência energética, com vista à melhoria da eficiência no consumo de energia em Almada.

Para mais informações consultar: www.belief-europe.org

STREAM, Sustainable Tourism and Recreation as an Opportunity to Promote Alternative Mobility

O projecto STEER (EIE) teve como principal objectivo promover as deslocações energeticamente eficientes através do desenvolvimento de novas soluções de transporte e de campanhas de sensibilização. Este projecto teve enfoque no tráfego relacionado com o turismo ligeiro e recreacional e aproveita a procura de transporte deste sector como oportunidade para sensibilizar a população, local e turista, para a mobilidade sustentável. A ideia foi aproveitar o turismo ambiental para promover o transporte "ambiental".

Os projectos de demonstração desenvolvidos no âmbito do STREAM, que decorreu em 7 países, cobriam 3 tipos diferentes de destinos turísticos: a praia (o caso de Almada), o interior e os corredores verdes. As diversas soluções a testar e a promover incluiram: serviços de informação sobre transportes sustentáveis, desenvolvimento de vias destinadas a modos suaves, pacotes turísticos baseados em transporte sustentável, veículos limpos, sistemas de transporte dedicados, etc. Entre os resultados obtidos destacam-se os seguintes: aumento da sensibilidade para os transportes sustentáveis, demonstração de novas soluções, poupanças energéticas efectivas e potencial de reprodução das soluções adoptadas.

Para mais informações consultar: www.iee-stream.com

E-STREET, Intelligent Road and Street Lighting in Europe

O projecto E-Street foi suportado pelo Programa Intelligent Energy- Europe (IEE), da Comissão Europeia. O projecto teve início em Janeiro de 2006 e teve uma duração de 31 meses. Estiveram envolvidos 13 parceiros (entre municípios, agências locais ou regionais de energia, fabricantes/distribuidores de equipamento para iluminação, etc.) de países como a Dinamarca, a Irlanda, a Alemanha, entre outros. A AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada assegurou a representação do único município português envolvido neste projecto.

Toda a acção planeada para o E-Street esteve centrada na realização de um estudo detalhado que pretendia avaliar a viabilidade da implementação de sistemas de iluminação pública inteligentes, e consequentemente, mais eficientes energeticamente. Em concreto, pretendeu-se não apenas destacar as vantagens inerentes à instalação de equipamentos mais eficientes (lâmpadas; luminárias; etc.), mas também demonstrar as vantagens associadas à adopção da telegestão na gestão de um sistema de IP. Refira-se que a telegestão aplicada à IP permite obter significativas economias de energia e, consequentemente, contribuir para minimizar o impacto negativo que o consumo de energia, associado à IP, tem sobre o ambiente.

O grupo de trabalho constituído para a concretização deste projecto contava com vários especialistas na área da iluminação pública (IP), de diferentes países da Europa, facto que simplifica o processo de recolha da informação necessária para a produção dos vários outputs do projecto, e que incluiram, por exemplo:

  • Traçar o cenário actual do mercado europeu para o sector da IP;
  • Identificar as principais barreiras à implementação de sistemas de IP inteligentes, em virtude da realidade existente nos diferentes países;
  • Caracterizar o cenário actual, a nível europeu, no que se refere aos contratos em vigor no sector da IP (p. ex. contrato de concessão de energia eléctrica);
  • Intervir na elaboração/preparação da legislação e normativos aplicáveis aos sistemas de IP inteligentes, quer a nível europeu quer nacional/local (com o intuito de serem submetidos a votação na CIE – Divisão 4: Iluminação de vias);
  • Promover a disseminação de informação junto dos principais alvos do projecto (autoridades locais; entidades privadas e outros);
  • Etc.

No final do projecto, para além de demonstrar as vantagens resultantes da instalação de sistemas de iluminação inteligentes (ex. economia de energia; redução das emissões de CO2; entre outras), foram também criadas as condições necessárias para que as tecnologias mais eficientes se tornassem uma opção real para o utilizador final. Assegurando, desta forma, a melhoria dos actuais sistemas de iluminação exterior.

Para mais informações consultar: www.e-streetlight.com/

PIMMS, Partner Initiatives for the Development of Mobility Management Services

O projecto PIMMS é co-financiado pelo Programa INTERREG, Vertente IIIC. Este projecto é liderado pelo London Borrough of Bromley e tem como parceiros 7 municípios ou regiões de diferentes países europeus.

  • Londres (Borough of Bromley), Reino Unido – Líder da acção;
  • Estocolmo, Suécia;
  • Frankfurt, Alemanha;
  • Graz, Austria;
  • Treviso, Itália
  • Serres, Grécia.
  • Almada, Portugal

A AGENEAL dá apoio à Câmara Municipal de Almada na execução deste projecto, que visa constituir uma rede de cidades europeias para a troca de boas práticas no domínio da mobilidade.

Para mais informações visitar www.pimms-eu.org.

FEEDU, Persuasive Force of Children with Regard to the Energy Consumption through Education

O projecto FEEDU foi co-financiado pelo programa Energia Inteligente para a Europa, vertente SAVE, da Comissão Europeia. Este projecto foi liderado pela Agência de Energia de Bruxelas (www.curbain.be), da Bélgica, e teve como parceiros 13 agências de energia locais de diferentes países europeus.

O objectivo deste projecto consistiu em testar a eficácia da inclusão de tópicos sobre utilização racional de energia nos programas do 1º ciclo do ensino básico. A transmissão dos conceitos energéticos foi assegurada pelos professores, a partir de ferramentas específicas desenvolvidas no âmbito deste projecto.

Este projecto teve o seu início em Janeiro de 2005 e teve uma duração de 32 meses.

Para mais informações consultar: www.feedu.org

Projecto DISPLAY, Energie-Cités European Municipal Buildings Climate Campaign

O Projecto Display tem como objectivo acelerar a aplicação da Directiva 2002/91/CE, relativa ao desempenho energético dos edifícios, nos edifícios públicos e antecipar a Proposta de Directiva relativa à eficiência na utilização final de energia e dos serviços energéticos, através da disponibilização de informação energética e ambiental de edifícios municipais abertos ao público. Trata-se de uma acção voluntária, centrada na comunicação e disseminação, na qual se desenvolvem as seguintes tarefas:

  • Promover a extensão da etiqueta Display sobre consumo energético e emissões de CO2, em edifícios municipais, até ao número de 100 municípios europeus.
  • Iniciar e estimular o processo de certificação energética de edifícios;
  • Encorajar os municípios a melhorar o desempenho energético dos seus edifícios para alcançarem a classe A ou melhorar significativamente o seu desempenho para que se tornem “Shining Examples”;
  •  Dar a conhecer os “Shining Examples” que já existam e as razões para o seu desempenho energético.

Este projecto é liderado pela associação europeia Energie-Cités (www.energie-cites.org) e Almada é o Município português que participa no consórcio que desenvolve o projecto. Para mais informações sobre a campanha ou como participar, contactar a AGENEAL (ageneal@ageneal.pt) ou visitar www.display-campaign.org.

STEP-BY-STEP, Awareness for Clean Urban Transport

O Step-by-Step é um projecto co-financiado pelo Programa SAVE da União Europeia, liderado pelo FGM-AMOR (www.fgm.at), da Áustria. A AGENEAL é parceira deste projecto. O objectivo do Step-by-Step consiste em demonstrar que a metodologia concebida no projecto TAPESTRY, pode ser aplicada a diversas realidades distintas, representativas de diferentes estágios de desenvolvimento em termos de sensibilização para os problemas dos transportes, e fornecer soluções eficazes para o estímulo à utilização de modos de transporte mais sustentáveis.

Pretende-se, desta forma, inverter a tendência que existe actualmente para a utilização do transporte individual, em detrimento de modos de transporte mais sustentáveis, como o transporte público e os modos suaves (andar a pé e de bicicleta). A médio prazo, pretende-se que a metodologia TAPESTRY possa ser utilizada com sucesso em modelos de gestão da mobilidade urbana e na definição de campanhas de sensibilização para aumentar o grau de consciencialização dos decisores, operadores de transportes e utentes, por forma a contribuir para o aumento do transporte urbano mais sustentável e com maior eficiência energética.

Em Almada foi desenvolvida uma acção de demonstração no domínio da promoção do transporte público. Em colaboração com os associados Câmara Municipal de Almada e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, a AGENEAL avaliou e quantificou o grau de conhecimento de um grupo de trabalhadores municipais, potenciais utilizadores do Metro Sul do Tejo, MST, sobre este novo modo de transporte.

Foram produzidos materiais de promoção específicos, concebidos com base nos resultados dos estudos de caracterização dos padrões de transporte utilizados, para ajudar este grupo a compreender as vantagens e desvantagens da utilização do MST, face aos modos de transporte actualmente utilizados nas suas deslocações quotidianas.

Os conhecimentos adquiridos com esta experiência serão utilizados em campanhas de comunicação para o incentivo à utilização do MST, ou outros modos de transporte públicos, e permitirão, também, estimar a transferência modal para este novo modo de transporte, bem o impacto energético e ambiental dessa transferência.

Mais informações em www.eu-stepbystep.net.

ENLIGHT, Energy Efficient Outdoor Lighting in Urban Areas

O projecto Enlight foi liderado pela Agência de Energia de Bremerhaven, Alemanha, e contou com a participação de parceiros da Grécia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Itália. Este projecto foi co-financiado pelo Programa SAVE da União Europeia. Em Almada, a AGENEAL desenvolveu uma acção piloto para avaliar o desempenho técnico-económico da tecnologia solar fotovoltaíca aplicada à iluminação pública, para obter um conhecimento mais detalhado deste tipo de equipamento.

No âmbito deste projecto, foi instalada uma luminária fotovoltaíca no Parque da Paz, em Almada.

Mais informações em www.eu-enlight.org