Energia em Almada

A queima de combustíveis fósseis que é associada à produção de uma parte significativa da eletricidade consumida em nossas casas e à utilização dos mais variados modos de transporte, é responsável por grande parte das emissões de gases com efeito de estufa (GEE’s), incluindo o dióxido de carbono. Ao fenómeno de retenção de calor na atmosfera, um processo natural acentuado pela ação do Homem, chama-se “Efeito de Estufa”. A excessiva concentração de dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera, reduz a libertação de calor para o espaço, provocando o aquecimento do Planeta e o aumento da sua temperatura média contribuindo para as Alterações Climáticas.

 

Ao consumo de energia no concelho de Almada, estão associados as correspondentes emissões de GEE’s, normalmente representadas pela unidade CO2 equivalente. A figura seguinte representa a contribuição de cada sector para as emissões de CO2 equivalente, para o ano de 2015.

Grafico 3

Para reduzir estes consumos e emissões, a AGENEAL e a Câmara Municipal de Almada, estão empenhadas em promover a eficiência energética e a introdução de energias renováveis nos diferentes sectores de atividade, em particular nos edifícios e nos transportes, procurando desta forma que Almada dê o seu contributo para um Planeta melhor.

Para além de projetos estruturantes como o Metro Sul do Tejo, a promoção da mobilidade sustentável e dos modos suaves, têm sido concretizadas muitas outras medidas onde se destacam:

  1. Produção de água quente solar nos equipamentos desportivos;
  2. Veículos elétricos na frota da CMA;
  3. Iluminação eficiente nas escolas do concelho e em outros edifícios municipais;
  4. Telegestão e regulação de fluxo luminoso na iluminação pública e 100% dos semáforos com tecnologia LED
Sabia que...

...cerca de 1500 pontos de luz em Almada (por exemplo, no paredão da Costa) estão associados a um sistema de telegestão que permite gerir a iluminação de forma inteligente?

Quando não é necessária muita eliminação, é possível reduzir o fluxo luminoso e poupar até 60% de energia.
Tudo isto pode ser feito à distância, a partir de um computador com ligação à Internet!